quarta-feira, 2 de julho de 2008

O ÚLTIMO JOGO


O Último Jogo
(Urano Salvaya)

Apita o árbitro e começa a partida. Thiago foi o mais fominha que conheci. Era engraçado, no quintal de tia Neide, Ele apurrinhando Eu, Marcelo e Titiu para bater bola, usávamos um banco de cimento como um dos gols e o outro era feito com tijolos. O dia em que não queríamos jogar não fazia diferença, foi o único que vi jogar sozinho, fazendo tabelinhas com o muro, atacava e defendia, driblada seus marcadores invisíveis e depois comemorava os gols. Ali surgiu um de seus apelidos: Dura, de Duracell, a pilha que não acaba nunca.
Mais engraçado ainda era sentar no muro nos fins de semana e escutá-lo contar as histórias passadas durante a semana no Vasco. Seus olhos brilhavam ao contar que estivera perto dos grandes ídolos do futebol profissional. – Caraca! Vi Edmundo hoje! Joga muito!

Como não lembrar da final da Conmebol? Estávamos lá, torcendo da arquibancada pelo nosso time da Estrela Solitária em um jogo duríssimo contra o Penharol do Uruguai. Jogo empatado, disputa de pênaltis e no final soltamos o grito de Campeão, nos abraçamos, choramos e ficamos um longo tempo ainda dentro do estádio cantando o hino do nosso time. Eu, Etinho, Fabiano, Titiu, Leonardo, Dr Mário Jorge, Jorge Busquet, Carlos Índio e ele lá pequenininho, pulando e comemorando.
E como todo bom boleiro que se preze, ele também amava o samba, começou no Pró- Álcool, onde Eu, Dudu, Vinicinhos e Ele éramos chamados de heróis. Fazer o que? Fechávamos com Batata e pronto!
Com o tempo foi se aprofundando e conhecendo os bambas do samba de raiz, do samba de roda, do samba de mesa. Cansei de acordar ao som de Arlindo e Zeca no quintal, o som que ecoava da casa do fundo, do Fundo do nosso Quintal, aquele som que exaltava o samba “Exaltasamba”, naquelas manhãs ouvíamos a “Revelação” de uma alma apaixonada por samba.

Todo dia era dia de festa e o quintal era só alegria, descia a escada e gritava Tia Neide, me perguntava qual era a boa do fim de semana e onde iríamos ver o jogo do Botafogo.
Quantas saudades, mas o jogo é jogado e sua equipe era forte. Quantos amigos, melhores amigos. Quantos sorrisos, apenas sorrisos! Coitado de Zóio, um dos mais sacaneados. Horas e horas passadas no muro jogando conversa fora.
Porém em um domingo de sol por obra de Deus deu seu último passe, seu último drible, seu último espetáculo com a bola nos pés. O surdo silenciou, também parou a mão que tocava o pandeiro e as batidas do coração que marcavam o tan tan. Nosso time sentiu, e, contra os reservas do Fluminense não saímos de um zero a zero. Aliás naquele domingo quase todos sentiram e muitos jogos terminaram empatados, não havia vencedores. Os Deuses do Futebol, também revoltados e entristecidos fizeram com que a tarde de domingo fosse de Fúria. E a Fúria se sagrou a campeã da Europa, e o artilheiro carregava nas costas o número que Garrinha eternizou, que Túlio Maravilha te deu enormes alegrias e o que você mais gostava de usar.

O jogo continua, agora em outros campos. Os campo celestial deve estar lotado de admiradores do bom futebol. Já te vejo realizando seu sonho e jogando ao lado do nosso maior ídolo: Garrincha! Também te vejo repetindo as tabelinhas de outros tempos com o nosso amigo Gerinha, imponente, trajando a 10 no time dos sonhos. Vai ser difícil, você e o Garrinha querendo usar a 7, use a 29 ela marca o dia da sua chegada ao novo time (2-9=7). Faça bastante amigos, como fez aqui, entorte a todos com seus dribles e também marque muitos gols. Mande um abraço pro Gerinha, diga que também sentimos a falta dele, se encontrar Jamelão e o Mestre Cartola em uma roda de samba por ai, diga a eles que sou Mangueirense.
Sente tome uma gelada e bata um Papo de Samba.

Torne-se ídolo, o maior de todos, pois quando a minha hora chegar, quero te encontrar por aí e te pedir um autógrafo. Sua torcida aqui é digna de um Maraca lotado.

Saudades sim, tristeza não, Você foi só alegria.

Fotos: J.C. Mesquita;Juninho e Etinho Miranda (Jornal O Estado do Rio)

5 comentários:

Unknown disse...

Nossa,que homenagem linda!
Ele realmente brilhou e vai continuar brilhando pra todos nós.
Beijos
Renata Machado

Anônimo disse...

Cleir
Estou encantada com suas homenagens, não só pela lembrança, mas pelo profissionalismo o qual vc vem apresentando.Fico muito orgulhosa de vc. Deus te proteja e ilumine os seus caminhos, com cereteza será de grande sucesso...obrigada e um beijo no seu coração!!!!

Unknown disse...

Linda a sua homenagem, Urano.Digna de muitos parabéns e o meu está aqui.Parabéns!Ele sempre se mostrou uma pessoa maravilhosa e com certeza vai deixar muuuitas saudades por aqui.Pena ter sido "o ultimo jogo" mas essas coisas a gente não escolhe.Você mais uma vez escreveu muito bem, parabéns de novo!
Beijos

Anônimo disse...

Esta foi a melhor narração que eu li de um belo clássico. O homenagiado será eterno em nossos corações.
Céu, lindo céu é a morada que o Senhor preparou para este TIME.
Parabéns pelo belo trabalho.
03/07/2008

Sua prima Jaíra

Anônimo disse...

Existem muitas pessoas ao nosso redor, roçando a pele na
nossa pele, falando diretamente ao nosso ouvido, as sentimos,
as ouvimos, percebemos sua presença, mas às vezes nos
sentimos sós, pois não nos fazem companhia, e não confortam
a nossa alma.
Mas existem outras pessoas que mesmo estando muito longe,
algumas vezes nem sabemos aonde, nos fazem sempre companhia,
povoam nossa lembrança com a sua presença, pois nosso
espírito as procura sempre e, as encontra com a força do
pensamento.
Essas são capazes de confortar nossa alma apenas com a
lembrança de um sorriso ou do calor de um abraço...
Parabéns pela homenagen!!Ele merece isso!! THIAGO vc sempre marcou e sempre vai marca um gol de placa em nossos corações!! As vezes eu acho q a vida e injusta por tirar pessoas q ñ faz nada de mal a ninguem de nossas vida mais ai Deus me amostrou q a vida e assim msm tds q se vão tem o tempo certo pra fikar na terra então esse foi o dia de Thiago ir!! Mais tds pode ter certeza q ele deixou uma coisa muito boa em nossos corações...Pois ele era uma pessoa pura, lindo, especial e maravilhosa!!
Vá em paz q ai de cima vc contenue marcando o seus gols de Placa!!
SENTIREI SAUDADES!! bJS...ASS:JESSICA PUPO
Thiiii...Sentiremos saudades!!